Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 14h56 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h14

Histórico

Foi fundado em 06 de novembro de 1979, através da resolução 381/96 do Conselho da Universidade, reconhecido pelo Conselho Federal da Educação em 08 de maio de 1986, através do parecer 297/86, através do parecer 297/86, cuja Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União em 1º de julho de 1986.

 Objetivo Geral

Curso de Engenharia Florestal da UFCG tem por objetivo a formação de profissionais capazes de atuar na preservação ambiental e de definir e recomendar interferências nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilibrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos florestais possam proporcionar a sociedade. Especificamente o curso visa a qualificar técnicos de nível superior, habilitando-os ao manejo sustentável dos recursos florestais, bem como ao planejamento, organização e direção dos produtos derivados desses recursos, com vistas ao desenvolvimento do Setor Florestal e da melhoria da qualidade de vida da população.

Áreas de Atuação

Silvicultura, Manejo e Conservação de Solos, Manejo e Conservação de Recursos Naturais, Botânica, Proteção Ambiental, Engenharia Rural, Manejo Florestal, Arborização e Paisagismo, Tecnologia da Madeira, Fruticultura e Administração de Unidades de Conservação.

 Perfil [Baixar Ficha de Graduação]

 A partir de uma sólida base de conhecimentos científicos das interações homem-natureza e provido de uma cosmo-visão, o Engenheiro Florestal egresso da UFCG deve ter capacidade técnica, crítica e criativa, habilitando-se a desempenhar bem sua tarefa e a contribuir para o desenvolvimento sustentado e gestão dos recursos florestais. A formação técnico-acadêmica do Engenheiro Florestal abrange os seguintes campos de atuação: A Produção Florestal, a Ecologia Aplicada e a Tecnologia de Produtos Florestais. A produção florestal compreende a implantação, manutenção, manejo e utilização das florestas nativas e plantadas. Isto envolve o estudo de sementes, técnicas de estabelecimento de plantios, medições e monitoramento, proteção contra incêndios florestais, proteção contra pragas e doenças, colheita e transporte florestal, agrossilvicultura e outros aspectos da Produção Florestal. A Ecologia Florestal tem um papel extremamente importante devido a necessidade de se conhecer os ecossistemas florestais para compatibilizar um desenvolvimento sustentável com a manutenção da biodiversidade. Para isso, estuda-se a flora, o clima e os solos, o manejo, da fauna silvestre e das bacias hidrográficas, a recuperação de áreas degradadas, o manejo de parques, áreas naturais e ecossistemas urbanos, entre outros deste campo da Ciência Florestal. A Tecnologia de Produtos Florestais está ligada à transformação da matéria-prima árvore nos mais diferentes produtos, tais como: carvão vegetal, madeira serrada e laminada, estacas e moirões, móveis, componentes químicos, alimentos, papel e demais derivados.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página