Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação - Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 08h34 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 10h55

  O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Patos-PB foi recomendada pela CAPES em 25/07/2007, com início de suas atividades em 01/01/2008, em nível de Mestrado. O Programa está vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande e tem como base principal a infraestrutura física e de recursos humanos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, com área de concentração em Ecologia, Manejo e Utilização dos Recursos Florestais, e as linhas de pesquisa em Ecologia e Manejo dos Recursos Florestais e Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

          O Programa de Mestrado tem como objetivo principal formar professores, pesquisadores e profissionais capacitados para detectar, avaliar e apontar soluções para problemas gerados pelo uso inadequado dos recursos florestais, especialmente no domínio das caatingas, fortalecendo assim, o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento regional. Exige-se, portanto, a formação de um profissional qualificado para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às Ciências Agrárias, com consciência crítica para as questões ambientais, notadamente para as relações constituídas no semiárido brasileiro entre sociedade e ambiente, buscando a conciliação entre o desenvolvimento econômico com equilíbrio com a natureza e a qualidade de vida. 

          O currículo do curso foi contextualizado de modo que o perfil do pós-graduando se enquadre nas especificidades do Programa e da linha de pesquisa do seu interesse. Nos últimos anos o Programa tem contribuído de maneira marcante na formação de recursos humanos para pesquisa e docência disponibilizando para o mercado de trabalho pesquisadores que ocupam seus lugares em empresas privadas, Instituições de Ensino Superior ou como membro de Programas em nível de Doutorado em outras Instituições do país. Portanto, a criação do curso de Mestrado em Ciências Florestais vem contribuir para preencher a lacuna na formação e qualificação de profissionais habilitados para a pesquisa em Florestas Tropicais Sazonalmente Secas (FTSS) no semiárido brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região por meio da ciência e da tecnologia voltadas para o uso correto dos recursos naturais.

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais possui os seguintes objetivos:

- Formar pesquisadores capazes de realizar atividades de ensino e de pesquisa em ciências florestais, qualificando-os para ingresso em cursos de Doutorado, com consolidação de conhecimentos e técnicas que poderão ser aplicados no manejo sustentável dos recursos naturais da região.

- Fortalecer as atividades de ensino com a oferta de cursos de curta duração para professores e alunos da graduação e da Pós-Graduação, com participação de profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa, transmitindo novas informações e técnicas que ajudarão no desenvolvimento de pesquisas.

- Estimular o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e operacionalmente viável para serem aplicadas no desenvolvimento sustentável da região semiárida.

- Contribuir para a melhoria da infraestrutura dois laboratórios com a aquisição de equipamentos e materiais através de recursos aprovados em projetos permitindo, assim, o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com maior qualidade.

- Proporcionar a formação de profissionais para trabalhar em equipe multi e interdisciplinar cuja preparação científica esteja principalmente vinculada à problemática regional e às necessidades locais;

- Formar profissionais capacitados para detectar, avaliar e apontar soluções para os problemas gerados pelo uso inadequado dos recursos florestais, especialmente no domínio das caatingas.

- Fortalecer o corpo docente da UFCG, desenvolvendo pesquisas que contribuam para o desenvolvimento regional.

Fim do conteúdo da página