UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE / CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL / CAMPUS DE PATOS-PB

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

- PPGZ -

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL - CSTR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

 

Avenida Universitária S/N - Bairro Santa Cecília - Cx Postal 61 - Patos/PB    CEP:58708-110   Telefone (83) 3511-3043     copzoo@cstr.ufcg.edu.br  

                                                   

 


Apresentação do Programa          

A Universidade Federal de Campina Grande foi criada sob Lei Federal No 10.419, de 9 de abril de 2002, por desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, esta instituída na forma de Lei Estadual No. 1366, de 2 de dezembro de 1955 e federalizada sob o Decreto Lei No. 3835 de 13 de dezembro de 1960. A UFCG é uma instituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, com atuação em todo Estado da Paraíba e é constituída de 7 campi, localizados nas cidades de Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Souza Pombal, Cuité e Sumé, congregando um contingente médio de 1.360 professores, 16.078 alunos em toda UFCG e 3.189 matrículas no CSTR, participando em 99 cursos de graduação e em torno de 1.350 alunos em 34 programas de pós-graduação, sendo 23 com curso de mestrado e 10 com curso de doutorado. A universidade tem como objetivo, através de suas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região e do país, visando, em suas áreas de competência, o progresso das ciências, tecnologia, letras e artes, a formação e treinamento de profissionais de nível superior, além da prestação de serviços à comunidade, sob a forma de cursos, de consultoria, de assistência técnica e de atividades específicas de extensão.

O PPGZ desde a sua criação em 2002 (Resolução nº 11/2002 da Câmara Superior de Pós-graduação da UFCG) vem contribuindo com a qualidade do ensino das Ciências Agrárias, Cursos técnicos Profissionalizantes e educação em Geral, através da qualificação de seus professores, na qualificação de profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Agrarias, Ciências biológicas e de outras áreas compatíveis com os objetivos do curso, contribuindo com a eficiência da pesquisa acadêmica local e regional em parceria com o setor privado em busca de soluções para o desenvolvimento de tecnologia viável para a região, com dissertações de excelente nível e tem contribuído fortemente para a consolidação das atividades de pesquisa da UFCG, principalmente com diversos projetos de interesse regional.

         A infraestrutura existente no Centro de Saúde e Tecnologia Rural que dá suporte físico e administrativo ao Curso, de modo geral, e de modo especial as Unidades Acadêmicas de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e de Ciências Biológica vem melhorando substancialmente, nos últimos anos, com os incentivos de aporte financeiros provenientes do REUNI, CT-INFRA, PDI e Pro-Equipamentos e PROCAD; com melhoria nas instalações e renovação dos equipamentos, consequentemente influenciando na qualidade das pesquisas desenvolvidas nas diversas linhas de pesquisas propostas pelo Curso.

O PPG conta com aporte substancial de laboratórios, um Hospital Veterinário com suas instalações; duas fazendas experimentais; o Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido (NUPEÁRIDO) e a Fazenda Lameirão, com os Setores produtivos. Além de contar com o Laboratório de Pesquisas Ambientais - LAMPA, que dar suporte ao programa, o qual acomoda os Laboratórios de Nutrição Animal, Parasitologia Veterinária, Farmacologia e Toxicologia, também conta com os laboratórios de Nutrição Mineral de Plantas, Química e Fertilidade do Solo, Bioclimatologia, Doenças infectocontagiosas, Tecnologia da Carne, Tecnologia de Produtos e Qualidade de Leite, Bioquímica e analise sensorial.  Todos os laboratórios recebem estagiários dos cursos de graduação da UFCG e de outras Instituições de Ensino e atende a comunidade na prestação de serviços.

Esse ano em que comemoramos 12 anos de sua criação, atingimos uma média de 9,2 dissertações anuais. E completamos nossa 111ª defesa. Por tudo isso, comemoramos, também, o conceito 04 na CAPES, de seus score esse obtido graças ao incessante trabalho de seus professores, servidores técnicos administrativos, alunos e é claro, parceiros importantes dentro e fora da UFCG como UFPB, UNESP, Universidade Federal de Maringá, USP, UFRJ, UFRN, UFERSA, UFPI, UEMA, URCA, UFC, UFPA, UFPE e UFRPE. Oportunidade em que aproveitamos para dividir com todos nossa alegria e agradecimentos.

___________________________________________________________________________

                 

 

 

   

© 2014, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR

Avenida Universitária S/N - Bairro Santa Cecília - Cx Postal 61 - Patos/PB CEP:58708-110

Telefone: (83) 3511-3000     E-mail: cstr@cstr.ufcg.edu.br

- Todos os direitos reservados -