UFCG / CSTR - Campus de Patos - PB

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

    CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

 

   . Apresentação

   . Área de Concentração

   . Alunos

   . Calendários

   . Coordenação

   . Disciplinas

   . Dissertações

   . Docentes

   . Documentos

   . Doutorado

   . Downloads

   . Linhas de Pesquisa

   . Mestrado

   . Regulamento

   . Seleção

 

 

Mestrado

O mestrado objetiva a formação de Mestres em Medicina Veterinária, com perfil para atuarem na região semiárida. Foi criado em 2003 com conceito 3, e atualmente está com conceito 5, obtido após a primeira avaliação trienal da CAPES.  Até o presente foram titulados 48 mestres. Alguns estão atuando na Medicina Veterinária em várias regiões do país, principalmente na região Nordeste, em órgãos de ensino e/ou pesquisa, e outros estão cursando o doutorado.

Para a obtenção do título de Mestre em Medicina Veterinária os mestrandos devem satisfazer os seguintes requisitos:

a) integralizar 22 créditos em disciplinas da estrutura curricular;
b) demonstrar proficiência em Inglês;
c) ser aprovado na defesa da dissertação;
d) cumprir com as exigências do Programa após a defesa de dissertação, incluindo o envio de pelo menos um trabalho científico a revista científica Qualis A, B1 ou B2.

Para o ingresso ao Mestrado o candidato deverá se submeter a um processo seletivo com prova de conhecimentos, análise do currículo e entrevista. A distribuição de bolsas tem critérios bem estabelecidos: a classificação do candidato no processo de seleção; e a produção científica do orientador. A primeira bolsa é para o candidato melhor qualificado, a segunda para o orientador mais produtivo, e assim sucessivamente.

A dissertação é constituída por um trabalho enviado a revista Qualis A, B1 ou B2 e uma revisão da literatura. Desde o ano de 2007 foi criada a alternativa de que a dissertação seja constituída por pelo menos dois trabalhos submetidos à revista Qualis  A, B1 ou B2, sem a necessidade da Revisão da Literatura.

Atualmente os docentes do programa, cinco dos quais são bolsistas de pesquisa do CNPq, contam com recursos de diversos projetos aprovados em diferentes agências de fomento.

 

Principal | Links | Contatos