Avenida Universitária S/N - Bairro Santa Cecília - Cx Postal 61 - Patos/PB    CEP:58708-110   Telefone (83) 3511-3000     cstr@cstr.ufcg.edu.br

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

•     O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) possui duas áreas de concentração, com respectivas linhas de pesquisa:

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SAÚDE, PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL

* Avaliação da adaptabilidade de raças ou tipos ao semiárido

Estuda os efeitos das condições climáticas do semiárido sobre os animais e avalia o grau de adaptabilidade de raças nativas e exóticas, visando a escolha de animais capazes de aproveitarem ao máximo os recursos naturais.

* Clínica e cirurgia de ruminantes e equídeos

Estuda os aspectos clínicos das doenças e as técnicas cirúrgicas utilizadas para o diagnóstico e tratamento.

* Diagnóstico e caracterização das doenças de ruminantes e equinos

Estuda a epidemiologia, sinais clínicos, patologia e formas de diagnóstico das doenças dos pequenos ruminantes, objetivando estabelecer sua importância econômica e medidas de controle.

* Epidemiologia e controle das doenças infecciosas e parasitárias

Objetiva determinar a epidemiologia, importância econômica e medidas de controle das enfermidades, assim como estabelecer programas prioritários de saúde animal visando o aumento da produtividade.

* Plantas tóxicas

Estuda as intoxicações por plantas visando estabelecer sua epidemiologia, sinais clínicos, patologia, importância econômica e formas de controle.

* Produção de pequenos ruminantes no trópico semiárido

Estuda o desempenho produtivo e reprodutivo de caprinos (de corte e leiteiro), ovinos de corte, bem como as características quantitativas e qualitativas de seus produtos (carne, leite, etc.).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MEDICINA VETERINÁRIA DE CÃES E GATOS

* Clínica e cirurgia de cães e gatos

* Diagnóstico e epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias e zoonoses de cães e gatos

Objetiva determinar a epidemiologia, importância em saúde pública e formas de controle das enfermidades infecciosas, parasitárias e das zoonoses de cães e gatos.