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Informações Gerais

 

  •    O curso de Ciências Biológicas da UFCG/Campus de Patos, iniciou suas atividades em 2000. O curso de Licenciatura Plena em Biologia foi criado em função das novas necessidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.294/96). Estas Diretrizes Básicas da Educação (MEC/1996) estimulam o estabelecimento de currículos dos cursos de graduação, adaptados à realidade regional.

     

       Neste contexto, foi elaborado o primeiro Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, com o objetivo de atender ao perfil do Biólogo necessário à sua atuação no mundo contemporâneo, dada ênfase à concepção e foco do curso em Biologia da Conservação.

     

       Também foram ressaltados o desenvolvimento lógico do conteúdo e a organização seqüenciada dos conhecimentos de maneira a permitir a construção de habilidades e competências, visando a formação de um aluno com capacidade crítica e analítica, observador, questionador e preparado para o mercado de trabalho em constante mutação. Dentro deste cenário, no presente Projeto Pedagógico (ver na Home) são apresentadas as bases filosóficas para a Grade Curricular da Licenciatura bem como as informações a respeito da estrutura e funcionamento do Curso.

     

       O Currículo de Licenciatura está atualizado do ponto de vista do conteúdo psico-pedágogico, conforme exigido nas novas diretrizes curriculares do MEC para os Cursos de Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1301/2001), e, quanto à carga horária para os Cursos de Formação de Professores, atende às Resoluções CNE/CP1 de 18/02/2001 e CNE/CP2 de 19/02/2001.

     

       A atual proposta inclui outros aspectos pedagógicos que visam uma melhor estrutura do Curso: maior coerência entre as Ementas e os Planos de Ensino das diferentes disciplinas, e, sobretudo, maior organicidade do Curso como um todo para que o aluno vá, gradativamente, adquirindo competências e habilidades de forma lógica e seqüenciada desde o início do Curso.

     

       As habilidades psico-pedagógicas serão adquiridas ao longo do Curso, não apenas nas disciplinas específicas, mas também em cada disciplina através de práticas que incluem trabalhos em grupo, apresentação de seminários e painéis e outras atividades variadas.

     

       A formação técnico-científica envolverá experiências em laboratório, no campo e na Iniciação Científica. Estas experiências são baseadas na manipulação de conceitos de modo a consolidar os conhecimentos teóricos e melhorar a aplicação dos mesmos no contexto escolar e social.